Secretaria de saúde de Natal orienta que grávidas evitem beijar no carnaval

Secretaria divulgou série de orientações sobre o zika vírus nesta sexta (5).
Fiocruz detectou de potencial de transmissão do vírus por saliva e urina.


A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) recomendou que mulheres grávidas "evitem beijar qualquer pessoa" durante o carnaval. A recomendação foi anunciada, junto a outra série de orientações, na tarde desta sexta-feira (5),após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detectar potencial de transmissão do zika vírus através da saliva e da urina.

De acordo com as orientações divulgadas pela assessoria de comunicação da SMS, "a evidência da Fiocruz, que detectou potencial de transmissão por saliva e urina, ainda não traz base para que as pessoas deixem de ir ao Carnaval. Mas apenas para as gestantes, que têm potencial maior de contaminação, a recomendação é evitar locais com grande aglomeração. As grávidas são o principal grupo de risco para a doença, por conta da microcefalia", diz o informe.

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, as recomendações para as grávidas incluem "evitar beijar qualquer pessoa e evitar compartilhar de copos e talheres até que as pesquisas avancem". A SMS ainda recomenda o uso de repelentes para as gestantes.

A orientação da secretaria vai de encontro a declaração do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, que durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta, no Rio de Janeiro, aformou que evitar beijo não é medida de saúde pública, apesar de ponderar o aumento do risco por meio do beijo. "O risco estará aumentando. Mas não temos isso (evitar o beijo) como uma medida de saúde pública, pelo amor de Deus. Pode beijar!", disse.

Potencial de transmissão
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta sexta-feira (5) que o zika vírus foi encontrado de forma ativa na urina e na saliva. A descoberta foi feita a partir da análise de amostras de dois pacientes com sintomas compatíveis com o vírus zika.


Os cientistas observaram que o material coletado nas amostras dos pacientes - além de conter a presença do vírus zika, confirmada pelos chamados testes PCR - também foi capaz de provocar danos em células em testes de laboratório.

Isso comprova a atividade viral, segundo os cientistas. Ainda assim, pesquisas aprofundadas serão necessárias para comprovar se necessariamente haverá infecção através de fluidos.

Segundo Paulo Gadelha, a descoberta  "muda o patamar e a forma que estamos tendo que desdobrar as pesquisas". No entanto,"o significado dessa descoberta na transmissão ainda deve ser esclarecido".

"Antes, só foram encontradas partículas não infecciosas. Mas ainda é preciso pesquisar para saber se é possível que se infecte outra pessoa", reforçou.

Após o anuncio, o Ministério da Saúde recomendou que as pessoas adotem "cautela e prevenção" e reforcem medidas de higiene para evitar o contágio pelo vírus zika. Entre as medidas sugeridas estão evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de dente e copos, e lavar as mãos com frequência. O texto não faz referência ao Carnaval ou ao contato direto entre duas pessoas, no beijo ou na relação sexual.

G-1

Comentários