EIDC forma 30 alunos em parceria com a Prefeitura Municipal



A Escola de Inclusão Digital e Cidadania (EIDC), de Alto do Rodrigues, entregou na noite desta terça-feira (30), no plenário da Câmara Municipal, 30 certificados a alunos concluintes do curso de informática básica.

A grande maioria dos alunos dessa turma de concluintes, estudam na escola estadual professor Luiz Carlos e na escola municipal Monsenhor Walfredo Gurgel. O treinamento teve a duração de três meses.

Construída em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues de acordo com Projeto Lei nº 397 de 18 junho de 2008 aprovado pelo Poder Legislativo, ainda na quarta gestão do então prefeito Abelardo, a EIDC passou a funcionar mantida com recursos do governo do Estado por meio da Emater. No entanto, nos últimos anos, a instituição de ensino entrou em crise e vinha enfrentando sérias dificuldades para permanecer em funcionamento. 

Em 2013, quando o prefeito Abelardo Rodrigues assumiu a Prefeitura, se comprometeu com a Emater em viabilizar a reabertura da escola e, após encerrar todo um processo burocrático para firmar um convênio, a instituição foi reaberta e a partir de então voltou a funcionar beneficiando adolescentes, jovens e adultos da comunidade.

Secretário municipal de Governo, Wilson Rodrigues (foto: Sueldo Cabral)


O secretário municipal de Governo, Wilson Rodrigues, explicou aos presentes na solenidade, quais foram os reais motivos que impossibilitaram a reabertura da escola de forma imediata."Infelizmente, na época, não podíamos fazer nenhum tipo de melhoria porque não existia um convênio com o município para manutenção dos computadores. Até que fosse firmado esse convênio, essa parceria para manutenção dos computadores, não foi possível a melhoria, por isso que só esse ano foram iniciados os cursos".

Gestor da Regional da Emater em Assú, Evilásio Dantas. 


Também presente no ato de entrega dos certificados, o engenheiro agrônomo e gestor do escritório regional da Emater, em Assú, Evilásio Dantas, afirmou que a reabertura da escola, deve-se muito a iniciativa do prefeito Abelardo, que não mediu esforços para viabilizar e colocar a mesma em funcionamento. "Nós tivemos um desenvolvimento no início e por questões financeiras houve uma paralisação e o retorno foi com um convênio assinado entre a Prefeitura do Alto do Rodrigues e a instituição Emater, que agora tem "frutos". Nós estamos aqui fazendo a entrega de 30 certificados a jovens pertencentes a três escolas aqui de Alto do Rodrigues que receberam o conhecimento básico de informática e isso deve-se muito a ação do prefeito Abelardo Rodrigues, que sensibilizou-se em ter uma escola de inclusão digital no município", concluiu.

Vereador Pedro Eugênio parabenizou os alunos e agradeceu ao prefeito pela iniciativa.


Autor de uma proposição na Câmara Municipal que solicitava apoio do executivo para retomada das atividades da escola, o vereador Pedro Eugênio (DEM) agradeceu o gestor pela iniciativa e parabenizou os alunos concluintes.


Alunos concluintes exibindo o certificado, juntos da vice-prefeita Emília Patrícia.


A vice-prefeita Emília Patrícia também esteve presente na solenidade de entrega dos certificados, assim como o técnico do escritório local da Emater, Edmilson José (na primeira foto acima à direita), que muito contribuiu para que a escola voltasse a funcionar. A médica veterinária Kênia Suênia Meira de Araújo, analista de extensão rural da regional Emater/Assú, também compareceu.

Segundo Emilson José, a EIDC de Alto do Rodrigues é a única da região central e do Vale do Açu que foi municipalizada e que está em pleno funcionamento. As demais encontram-se em processo de municipalização.

Concluinte assinando o certificado de conclusão. (foto: Sueldo Cabral)
Monitor de informática Welligton Leandro e seus companheiros de equipe
(foto: Sueldo Cabral) Créditos: Blog Panorama do Alto-Lik ao lado

Comentários