Alto do Rodrigues participa da Campanha Nacional de Combate ao AVC


 
O município de Alto do Rodrigues participou nesta quarta-feira (29), da Campanha Nacional de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), com atividades realizadas em praça pública, durante todo o dia, com tendas armadas em frente ao Supermercado Soberano. 
 
A campanha que teve início desde o dia 27 de outubro e seguirá até o dia 02 de novembro, hoje quarta-feira a programação contou com  orientações sobre os fatores de riscos para a doença, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, além de avaliações de pulso e frequência cardíaca e de risco cardiovascular.

 O evento que contou com a participação da equipe de profissionais do NASF (Núcleo de apoio a Família) estiveram no centro da cidade realizando diversas ações voltadas a campanha. A campanha voltada ao combate ao AVC é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde  em parceria com a Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues.


A Campanha Nacional de Combate ao AVC começou no dia 27 de outubro e termina dia 02 de novembro.  O objetivo é orientar a população sobre os fatores de risco, ensinar a reconhecer os sinais de um possível AVC e a importância de se procurar atendimento hospitalar rapidamente para evitar sequelas ao paciente, principalmente nas primeiras 4,5 horas do AVC isquêmico. Como também alertar a família, os cuidadores e as associações de suporte aos pacientes para os cuidados pós AVC.
 

A DOENÇA

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma alteração neurológica súbita que ocorre em instantes e que pode afetar uma parte do cérebro ou todo o cérebro. Há dois tipos de AVC, o isquêmico ou hemorrágico. O isquêmico corresponde a 85% dos casos, ocorre devido à obstrução do vaso por um trombo que impossibilita uma área do cérebro de receber nutrientes - oxigênio. Já o AVC hemorrágico corresponde a 15% dos casos, ocorre devido à ruptura do vaso sanguíneo, que muitas vezes se manifesta com uma forte dor de cabeça.

A luta contra a doença que afeta uma vida a cada 6 segundos no  mundo ganha maior importância a medida que cada vez mais pessoas se mobilizam para combater este problema. Uma das principais armas na luta contra esta doença é o conhecimento. Manter a pressão arterial sob controle, evitar o consumo de sal em excesso, tratar o colesterol e triglicerídeos altos, a glicose - quando elevada, não fumar, controlar o peso, realizar atividade física, moderar a ingestão de bebidas alcoólicas,  manter uma alimentação saudável, evitando gorduras e frituras - privilegiando frutas, verduras e fibras, são algumas das medidas de prevenção ao AVC.
As ações desenvolvidas no município para a prevenção e tratamento do AVC são realizadas na Policlínica da Cidadania, através de orientações e tratamento dos fatores de risco para se evitar ocorrência da doença e a oferta de fisioterapia e tratamento com fonoaudiólogos para a reabilitação dos pacientes acometidos pelo AVC.

Comentários