Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é promovido pela Secretaria de Saúde


Segundo o ministério da saúde, a doença atinge, em média, 25% da população brasileira.


A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues através da secretaria de Saúde promove o dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, instituído pela Lei nº 10.439, de 30 de abril de 2002, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e controle da doença.  De acordo com o Ministério da Saúde a data é comemorada Nacionalmente dia 26 de abril. Preocupada com este enorme problema de saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde antecipa-se e hoje, 24 de Abril de 2014, das 7h às 11h, uma intervenção de educação em saúde sobre a “pressão alta’ para os munícipes.
 
Com o nome “Prevenir a HIPERTENÇÃO é uma escolha, só depende de você”, a ação acontece em vários pontos do município, ambos no mesmo horário das 07h às 11h. O evento conta com Stands que disponibiliza diversos serviços em vários pontos movimentados de Alto do Rodrigues, Os pontos serão: próximos ao Banco do Brasil, Supermercado Soberano e Prefeitura Municipal, locais de ampla movimentação de pessoas que, por vezes, não sabem como anda a sua pressão arterial. 
 
 Equipes de profissionais do NASF estiveram presentes em todos os pontos.
 
 Dentre eles foi feito a aferição de pressão arterial e  teste de glicemia capilar, também com a orientação sobre alimentação saudável.
 
Cerca de 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes no Brasil sofrem com a doença de hipertensão.
 
A pressão alta é um mal silencioso. A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico e ele, muitas vezes, só é feito quando há complicações. A melhor maneira de descobrir se é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade de, no mínimo, uma vez por ano. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal. Ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8.

PASTOR ADRIANO SILVA DA IGREJA PRESBITERIANA REALIZA PALESTRAS SOBRE SAÚDE NAS ESCOLAS 

A Secretaria de Educação de Alto do Rodrigues, por meio do Programa Saúde na Escola desenvolvido em parceria com o Governo Federal e a Secretaria Municipal de Educação, vem promovendo uma série de palestras nas escolas públicas do município. 
As palestras de caráter educativas têm como objetivo principal incentivar a promoção da saúde e valorização à vida, com prevenção e cuidados necessários. Pastor Adriano, chefe de gabinete da educação é o palestrante responsável por mais essa ação da educação local, e a escola da vez foi o Francisco de Oliveira Melo, localizada no Bairro São Francisco.Confira.

Comentários