Bancários de todo o país decidem fazer uma paralisação nas agências do Banco do Brasil nesta terça, contra o novo plano de carreira do banco

Os bancários de todo o país decidiram na noite de ontem, 29, fazer uma paralisação nas agências do Banco do Brasil nesta terça-feira, 30, véspera do feriado do Dia do Trabalho, contra o novo plano de carreira do banco que segundo os sindicalistas fere direitos dos funcionários.
A paralisação acontecerá em todo o país.
Em São Paulo, a decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Bancários realizada na noite passada. Também decidiram pela paralisação os trabalhadores de Alagoas, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Roraima, entre outros.
Os bancários reivindicam a revisão do plano de funções, que, dizem, trouxe prejuízos aos empregados e reduziu as gratificações, entre outros problemas.
Desde fevereiro, o BB mudou o plano de carreiras, definindo basicamente dois tipos de cargo e jornada: os comissionados, que estão em cargos de confiança, com oito horas diárias, e os demais, com seis.
Segundo o banco, foi dada a opção aos funcionários para que ninguém tivesse de se submeter à redução de jornada e de salário forçadamente.
Os bancários afirmam que houve, sim, redução impositiva de salário e de jornadas e que os cargos atuais não deverão ser mais preenchidos por funcionários com o mesmo salário.
Também não está garantido que um funcionário passe a exercer função de maior responsabilidade ganhando mais ou salário compatível com os demais colegas do mesmo nível hierárquico.
Os bancários também pedem o "fim do assédio moral e metas abusivas" no banco, que foi pressionado pelo governo a reduzir as taxas de juros.
"O Banco do Brasil, no início do ano, implantou um plano de funções sem negociar com o movimento sindical, o que do ponto de vista dos trabalhadores trouxe grandes prejuízos", disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Pela manhã, o presidente do BB, Aldemir Bendine, foi questionado sobre o movimento, mas afirmou que não espera adesão alta à paralisação. "Nossas pesquisas mostram que a maioria dos funcionários está satisfeita com o novo plano de carreira. Tanto que estão trabalhando para melhorar os resultados do BB", disse. (Com informações da Folha / UOL). 

Nota do Blog: Em Alto do Rodrigues agências bancárias funcionam normalmente.



Depois de diplomados na cidade de Mossoró “Fabinho” e Erivaneide serão empossados na Câmara Municipal de Serra do Mel

CÂMARA DE SERRA DO MELCâmara Municipal de Serra do Mel, local da posse de “Fabinho”, hoje, a partir das 19h
O titular da 34ª Zona Eleitoral, em Mossoró, juiz Pedro Cordeiro, diplomou nesta segunda-feira, 29, em solenidade realizada às 16h, na Sala de Audiências Celina Guimarães Viana, o prefeito eleito de Serra do Mel, Fabio Bezerra de Oliveira, “Fabinho” (PMDB), e a vice-prefeita, Erivaneide Zacarias da Costa Sobral (PP).
A posse de “Fabinho” e Erivaneide também ocorre hoje, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Serra do Mel, em ato solene presidido pelo vereador Vandré Veras (PMDB). Antes, o presidente do Legislativo Vandré Veras havia anunciado que a posse seria nesta terça-feira, 30, às 16h. Houve até a expectativa de que o ato fosse acontecer somente do dia 1º de maio.
Mas a antecipação da posse dos eleitos ocorreu depois que o vereador Vandré Veras avaliou os aspectos jurídicos acerca do dia da posse do prefeito “Fabinho”. A justificativa para a antecipação é que, em sendo diplomado hoje, o prefeito sai da interinidade e, por consequência, até que chegasse a hora da posse (no caso seria hoje, dia 30), o município ficaria sem prefeito durante por todo o dia de hoje, implicando numa série de fatores, inclusive a impossibilidade de assinatura de qualquer ato dele (“Fabinho”) como prefeito.
"A ausência de um prefeito na cidade nesse intervalo de tempo, mesmo que curto (24 horas), impossibilitaria, inclusive, a ordem de pagamento da folha dos servidores municipais", justificou o presidente Vandré Veras ao blogueiro e advogado Aldo Araújo, que é um especialista em assuntos eleitorais.
Por esse motivo, e como para a posse só depende da diplomação dos eleitos, a Câmara Municipal decidiu empossar “Fabinho” (prefeito) e Erivaneide (vice-prefeita) ontem mesmo, em seguida ao ato de diplomação acontecido à tarde, em Mossoró.FABINHO HOJE ESSA           “Fabinho” e Erivaneide, prefeito e vice de Serra do Mel 
O ato de diplomação assinado pelo Juiz Eleitoral da 34ª Zona, Pedro Cordeiro, foi publicado sexta-feira, 26, no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral. “Fabinho” e Erivaneide foram eleitos na eleição suplementar realizada em 7 de abril passado, em Serra do Mel. 
“Fabinho” é o atual prefeito do município de Serra do Mel, tendo assumido interinamente o cargo em janeiro deste ano, pois na época era o presidente da Câmara Municipal. Na eleição suplementar ele obteve 4.077 votos (53,08%) do total de votos válidos, contra 3.604 votos (46,92%) da candidata Francisca Rodrigues Costa (PT).

Comentários